Relógio

terça-feira, 20 de abril de 2010

Explicativo dos 7 Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba

Confira aqui resumo dos 7 toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba











Toques da Capoeira Regional de Mestre Bimba

Iúna


É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é plateia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ceder a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.
Amazonas


É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em baptizados e encontros.



Cavalaria

É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



Santa Maria

É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Incentiva o jogo mas não a violência.



Banguela

É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.



Idalina

É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.



São Bento Grande de Bimba (Regional)

Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande.

2 comentários:

  1. sou um capoeirista muito curioso e por esse motivo procuro sempre mim informar sobre a historia da capoeira que além de ser um assunto interessante é também principalmente muito importante, para que futuramente eu possa mim aprimorar, adquirir conhecimentos e assim passar para outras pessoas

    ResponderExcluir
  2. olá galera,,eu tambem sou um bom curioso,venho me aprofundando mais e mais nessa arte que me encantou, eu sou o formado:jackcapoeira do grupo de capoeira Axé Brasil de manaus do Contra Mestre:David...fiquem com Deus um axé pra todos.

    ResponderExcluir